Scan

Monica Vlad | PERFORMANCE

Scan.0

O conceito é recriar/reinterpretar o fundo dos oceanos com os seus sons mais profundos, paisagem quase lunar com planos que ondulam suavemente, grande escuridão e escasso suporte da cadeia alimentar, pressão atmosférica muito elevada e temperaturas baixas; ainda assim a vida perdura, em grande quantidade e com uma grande diversidade. Os animais das profundezas do oceano são constantemente desafiados e têm que se adaptar às condições do seu ambiente; uns perdem a visão, outros apoiam-se no toque e nas vibrações para sentir os predadores, outros emitem a sua própria luz bioluminescente. No entanto, no fundo dos oceanos, os únicos organismos que conseguem sobreviver às condições extremas são microorganismos: bactérias; elas são simplesmente invisíveis.

Para a performance, o fumo produzido por uma máquina de fumo robusta será utilizado como meio de projeção, produzindo imagens volumétricas. Serão utilizados dois projectores que irão projectar sobre o público como se fossem “scanners”. Ou seja, será projectada luz branca que vai de cima para baixo, da esquerda para a direita, reagindo em tempo real ao som (serão também utilizadas outras imagens). A utilização dos projectores como “scanners” visa aproximar o público dos organismos presentes no fundo do oceano, ambos atravessados de vez em quando por uma fina camada de luz de forma a criar uma experiência imersiva.

Underwater

Artica | PERFORMANCE

Artica Underwater Assisted

O projecto apresentado pela Artica no PLUNC é uma performance multimédia interactiva. A componente sonora consiste em sons ambientais de drone produzidos por Filipe Cruz, conhecido como músico experimental sob o pseudónimo ps e a sua editora Enough Records. Os visuais são desenvolvidos por Filipe Barbosa e Guilherme Martins e apresentam-se numa projecção de um ambiente submergido com diversos parâmetros que poderão ser controlados pela audiência durante a performance. Um sistema especial de wifi foi desenvolvido por André Almeida e Filipe Cruz permitindo o público ligar-se usando os seus smartphones e controlar parâmetros visuais da performance.

30 SET: 22H30 – 23H30 | Ginjal Terrasse