Speculativefutures

James Auger | talk

Speculative Futures

O futuro acontece através de um conjunto infindável de factores que moldam, informam e restringem o como e o porquê das coisas. Cada acto de criação acontece sob a influência de um conjunto de determinadas condições ou forças. A ideia de restrição é particularmente familiar para os designers: em cada projecto existem boas restriçoes e más restrições. Algumas que inspiram, outras que limitam.

Mas restrições específicas à forma como pensamos o futuro resultam num leque muito menor de possibilidades do que aquele que poderíamos vivenciar. As restrições mantém-nos por caminhos já amplamente percorridos. Impelem-nos a cometer os mesmo erros, repetidamente. A restrição da positivismo ou do dogma progressista, por exemplo, impede que futuros makers ou agentes da sociedade - cientistas, tecnólogos, políticos, designers, etc.., se apercebam das potenciais implicações negativas das suas propostas. Entre outras restrições ao desenvolvimento do futuro incluem-se o enraízamento de sistemas e infra-estruturas, epistemologia, ausência de restrições, factores históricos, restrições de mercado e a educação.

A literatura e o cinema têm vindo a explorar, desde há muito tempo, possíveis futuros, dentro e fora destas restrições. Mas o que parece estar ausente da discussão é uma abordagem mais sistemática às restrições que regem as nossas possibilidades de futuro.

Nesta talk, James Auger irá, de início, explorar algumas das restrições mais fundamentais e de que forma elas influenciam e limitam as nossas possibilidade de futuro, para de seguida mostrar como um repensar do design pode constituir uma alternativa.

01 OUT: 21H00 – 22H30 | Ginjal Terrasse