
Filipa Tomaz | workshop
Circa Diem–Diorama - primeira sessão
"Circa Diem" (expressão do Latim que significa ‘cerca de um dia’ e de onde deriva o termo ritmo Circadiano: o período de tempo sobre o qual se baseia o ciclo biológico, influenciado pela variação da luz, temperatura, marés e ventos, entre o Dia e a Noite).
Com o olhar nas relações entre margens, as frentes ribeirinhas e os cenários de Lisboa e Almada e com o Tejo como palco, definimos um enquadramento e absorvemos a lentidão do dia no fluir da luz sobre os planos de paisagem.
Vamos abordar aspectos materiais e imateriais da composição de uma narrativa de paisagem, explorando a representação cénica, numa série de Dioramas (Caixas de Sombras) de vistas panorâmicas que, iluminadas, aludem ao ritmo Circadiano.
Começamos com o suporte fisico, pelos planos sequenciais que representam os contornos de escarpas naturais e da cidade construída - da arquitectura sujeita ao território e à geografia. Depois introduzimos variações lumínicas que modelam a paisagem e o passar do tempo, num ciclo Dia e Noite, expondo a lentidão dos processos de observação e de absorção de um entorno.
Este será um workshop prático, a decorrer em duas manhãs, onde vamos confrontar o desenho de traçado manual e a representação vectorial em software de ilustração open-source; fazer plotagem de recorte de papel, delinear um circuito electrónico e fazer uma introdução à programação com uma linguagem simples e open-source. Por fim, vamos montar as caixas de sombras com todos os seus componentes. O conjunto dos dioramas ficará depois em exposição para a duração do festival.
No restante fim-de-semana vão decorrer duas actividades relacionadas, mais simples, nas quais vamos iluminar um postal de uma vista do rio, e fazer um pop-up a partir de um postal que também iluminamos com circuitos electrónicos básicos feitos com fita de cobre. Estas actividades são pensadas para os mais novos e abertas às famílias.