Menu

Paperbots

WORKSHOP

22,23 Set
16h - 20h

FabLab Lisboa
30€ adultos, 20€ crianças

Inscrições através de email para info@plunc.pt com envio de uma pequena bio

Paperbots é um pequeno dispositivo construído com LEGO Mindstorms que reage ao movimento ou à presença activando dobragens de papel (origami). A sua construção combina cálculo digital e físico, isto é, as propriedades cinéticas das dobras do papel com a plasticidade do código, activadores mecânicos e sensores - como os encontrados nos LEGO Mindstorms. Os Paperbots são ""artbots"" que exploram qualidades robóticas menos comuns, tais como a efemeridade, fragilidade, ludicidade, assim como garantem a acessibilidade à construção e reprodução robots. No PLUNC estes robots são apresentados como parte de um workshop onde os participantes serão convidados a contactar directamente com a sua programação, as dobragens em papel (origami), aplicando uma lógica do ""do it together"" e de partilha do processo de construção de um Paperbot original. Para além da desmitificação do aspecto exclusivamente tecno-científico que a robótica poderá ter, o formato de design participativo tem como objectivo promover a criatividade e o proliferação de novos Paperbots. No final os robots destinam-se a ser incluídos na exposição do PLUNC.

Este workshop é dirigido a uma faixa etária alargada, crianças e/ou adultos poderão colaborar. Nenhuma experiência anterior em arte e ou software é necessária. Pode-se recomendar o uso de um computador pessoal, embora não seja imprescindível para a realização do workshop.

Isabel Paiva
Isabel Paiva, designer nascida no Porto (Design de Comunicação, U. Aveiro 2002; Novos Media, FCSH - U. Nova Lisboa 2009). Tem vindo a desenvolver trabalho experimental na intersecção entre arte e novas tecnologias. Actualmente é aluna de doutoramento em media digitais no programa de Austin Portugal. A sua investigação explora as novas e tradicionais materialidades sob inspiração do conceito de computação ubíqua.