Menu

Introdução ao Piccolo e CNC (Computer Numerical Control)

WORKSHOP

27 Set
13h - 18h30

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Espaço co-working 4.31
Inscrição: 35€ | Piccolo workshop kit – compra opcional: + 100€

Inscrições através de email para info@plunc.pt com envio de uma pequena bio

Piccolo é uma pequena ma?quina CNC open-source que constitui uma plataforma bastante acessivel para quem quer aprender e experimentar com a tecnologia CNC possibilitando assim o seu uso numa ampla gama de projetos.
Os participantes são introduzidos aos processos fundamentais em torno da tecnologia CNC e de fabricação digital. Depois de conhecer as funcionalidades do Piccolo, va?o aprender a utilizá-lo e a programá-lo usando as plataformas open-source Arduino e Processing. Mais informação sobre Piccolo: www.piccolo.cc

Objetivos:

Adquirir experiência com alguns dos temas fundamentais da CNC, assim como experiência na área da robótica.
Adquirir experiência básica nas plataformas open-source Arduino e Processing, incluindo a capacidade de os utilizar no âmbito da fabricação digital.

Pré-requisitos:

Participantes tem que trazer o seu próprio computador portátil. (Mac ou PC)
Instalação prévia de software Open-Source:
Arduino IDE L INK: https://www.arduino.cc/en/Main/Software
Processing L INK: https://processing.org/download/?processing

Maurício Martins
Maurício Martins. Defensor e promotor do uso do software e hardware livres (open-source software & hardware). Desenvolve projectos nas áreas de computação física, interfaces tangíveis e interactivas. Organiza workshops nas áreas do DIY, Electrónica e 3D Printing. Colabora com diversos artistas portugueses no desenvolvimento de soluções interactivas.

Tiago Rorke
A partir da sua experiência como designer, artista e investigador, Tiago Rorke costuma estar imerso na prototipagem e computação física, ferramentas e detalhes. O seu trabalho oscila entre ferramentas para fazer e ensinar, e máquinas e experiências que questionam as nossas relações diárias com a tecnologia.
Nascido em Wellington, Nova Zelândia, Tiago estudou desenho industrial no Victoria University of Wellington School of Design, e foi aluno do Computational Design Lab na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh PA.
Co-fundador do Diatom, um estúdio em Londres a desenvolver ferramentas do design colaborativo e open-source, Tiago é agora um designer freelancer a trabalhar entre hardware e software, e que mora em Lisboa.