Menu

Introdução à Computação Física com Arduino

WORKSHOP

25 Set
11h - 13h e 14h - 18h

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Espaço co-working 4.31
Inscrição: 35€ | Arduino workshop kit - compra opcional: +50€

Inscrições através de email para info@plunc.pt com envio de uma pequena bio

O Arduino é uma excelente plataforma de desenvolvimento para computacao fisica, permitindo a engenheiros, artistas e entusiastas criar sistemas para manipular o mundo fisico e com ele interagir. Neste workshop os participantes vao aprender conceitos basicos de electronica e a trabalhar com a plataforma Arduino.
O 123D Circuits e uma plataforma on-line desenvolvida pela Autodesk para a aprendizagem dos conceitos basicos em torno da electronica, computacao fisica e muito mais. Esta ferramenta tem a capacidade de simular o funcionamento dos circuitos electronicos e de projectos desenvolvidos com o Arduino.
Conteúdos abordados:

Introdução à plataforma on-line 123D Circuits
Introdução à Electrónica
Introdução à plataforma Arduino
Sensores e Actuadores
Como ligar sensores e actuadores ao Arduino
Dicas e truques para instalações interactivas

Objetivos:

Proporcionar uma introdução à comunidade makers e artistas às ferramentas e recursos que estão a crescer em torno do tema da computação física.
Adquirir conhecimentos básicos de eletrónica e sistemas embebidos.

Pré-requisitos:

Participantes tem que trazer o seu próprio computador portátil. (Mac ou PC)
Registo prévio no site 123D Circuits da Autodesk. LINK: https://123d.circuits.io/
Instalação Arduino IDE: LINK: http://arduino.cc

Maurício Martins
Maurício Martins. Defensor e promotor do uso do software e hardware livres (open-source software & hardware). Desenvolve projectos nas áreas de computação física, interfaces tangíveis e interactivas. Organiza workshops nas áreas do DIY, Electrónica e 3D Printing. Colabora com diversos artistas portugueses no desenvolvimento de soluções interactivas.

Tiago Rorke
A partir da sua experiência como designer, artista e investigador, Tiago Rorke costuma estar imerso na prototipagem e computação física, ferramentas e detalhes. O seu trabalho oscila entre ferramentas para fazer e ensinar, e máquinas e experiências que questionam as nossas relações diárias com a tecnologia.
Nascido em Wellington, Nova Zelândia, Tiago estudou desenho industrial no Victoria University of Wellington School of Design, e foi aluno do Computational Design Lab na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh PA.
Co-fundador do Diatom, um estúdio em Londres a desenvolver ferramentas do design colaborativo e open-source, Tiago é agora um designer freelancer a trabalhar entre hardware e software, e que mora em Lisboa.