Menu

Humanos, Objectos e o Futuro do Toque: Usar detecção acústica para tornar tudo interactivo

WORKSHOP

26,27 Set
14h - 18h

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Sala 3.07
25 €

Inscrições através de email para info@plunc.pt com envio de uma pequena bio

Aproxima-se um futuro em que tudo será interactivo e responsivo. A dificuldade não estará colocada ao nível do hardware, mas sim no desenho de uma nova linguagem que envolva estes objectos. A forma como tocamos os objectos pode significar coisas diferentes, assim como a relação dos gestos com a interacção de usar um objecto.

Neste workshop de dois dias cada formando irá aprender como usar detecção acústica dos gestos para tornar qualquer objecto num objecto interactivo. Durante o workshop cada pessoa irá ainda criar um protótipo de um objecto interactivo.

Dia 1 – Aprender os conceitos básicos de machine learning e detecção acústica para aprender a treinar os objectos a tornarem-se em interfaces de computador.

Dia 2 – Discutir o que significa um futuro de objectos interligados e a comunicar entre si, quando, literalmente, qualquer coisa pode ser usada como um computador. Desenhar manualmente cenários em que os objectos comunicam com: outros objectos, pessoas, sons, luzes, a internet e qualquer outra coisa que se possa imaginar

Nível do Workshop: Médio/Avançado
Requisitos:
- Experiência em programação criativa num dos seguintes ambientes: Processing, OF, Cinder, Max/MSP, JS, etc.
- Hack & Think
- Conhecimento prático de receber dados via OSC (opcional)

Alex Rothera
Alex Rothera é um designer e inventor com foco na intersecção entre as tecnologias do futuro e o design contextual. Os seus trabalhos procuram em primeiro plano entender as pessoas e os contextos para depois desenhar produtos e tecnologias elegantes e responsáveis.

Alex Rothera é um designer, artista e inventor norte-americano. Actualmente é o co-fundador da Humane Engineering e é também Criativo na Google Inc.

Alex trabalhou como designer de interacção na Fabrica, em Itália. Trabalhou também durante três anos para a Walt Disney Company no departamento de investigação. Alex detém duas patentes de invenções e dois projectos que estão a ser implementados nos parques Walt Disneyworld para lançamento em 2015. Os seus trabalhos já foram mostrados na Bienal de Veneza, ARS Electronica e Siggraph entre outros.