Menu

Biomediation

PERFORMANCE

24 Set
21h30

Ginjal Terrasse
Entrada Livre

BIOMEDIATION é uma performance audiovisual baseada em sensores que digitaliza a prática da meditação. Através da utilização de um sensor EEG, a experiência cognitiva e emocional do performer é traduzida de forma dinâmica para composições em tempo real de som e vídeo. A performance estabelece uma ligação entre o corpo e a actividade cerebral, fundindo o mundo físico com a dimensão psíquica. Descrito como um processo de biofeedback, BIOMEDIATION revela o papel do cérebro e das emoções como feedback audiovisual e como instrumento para performances ao vivo.

Yago de Quay
Yago de Quay é um artista multimédia e pesquisador. As suas performances são focadas na conexão dos gestos, música e efeitos visuais. Em 2013 recebeu o prémio Audience Favorite Prize no West by West Campus Film Festival para o filme "NOLA" e o Critics Table Awards nomination for the Best Video Design para a performance "3D[Embodied]". Em 2011 publicou o livro "Interactive Music 2.0 " e no ano seguinte lançou o álbum "Take You To The Party". Actualmente, está a actuar com a companhia ArcAttack e a produzir um concerto multimédia.

João Beira
João Beira é um artista visual que explora a intersecção entre o design de projecção 3D e os media interactivos. Integrado com a sua prática artística, está actualmente a trabalhar para obter um grau duplo de PhD na Universidade do Texas e da Universidade do Porto, Portugal, cuja investigação se foca na integração de tecnologias de detecção com projecção aumentada para performances de dança ao vivo. É também o fundador e diretor criativo da Datagrama, um projecto de artes performativas visuais. Algumas de suas obras mais notáveis incluíram colaborações com artistas como Quixotic, Vitamotus, e Yacov Sharir. Os seus trabalhos de investigação e performance foram apresentados em festivais internacionais de arte, como SXSW, Kernel Festival, Burning Man, Boom Festival, entre outros. Possui um mestrado em Arte Multimédia, e foi professor na Universidade ESG, Portugal, entre 2007 e 2010.