Menu

O QUE É

PLUNC é uma onomatopeia, uma pedrada no Tejo. Assim é também visualização, audição, medição do seu impacto, da sua dissipação para ambas as margens e dos mais inesperados e experimentais salpicos.

PLUNC é um festival internacional de Artes Digitais e Novos Media a decorrer em ambas as margens do rio Tejo, nas zonas ribeirinhas das cidades de Lisboa e Almada, nomeadamente no eixo Cais do Sodré - Cacilhas.

Um festival que apresenta aos mais variados públicos, projectos e obras que fundem e cruzam arte e tecnologia, através de exposições, workshops, talks e mesas redondas. Queremos que seja um espaço informal de permanente diálogo e interacção entre os criadores, os seus trabalhos e o público.




Pretendemos reforçar a importância do papel da interactividade enquanto promotora de diálogos entre público e criadores, não só através da obra em si, como também através do processo de criação da obra.

O conceito de interacção - potenciado pelos novos media e pela arte digital - surge aqui como motivador e ampliador de uma mecânica de proximidade, reflectido na tentativa de ligação e aproximação entre as duas margens, usando o rio Tejo como uma metáfora para a conectividade.

O festival pretende integrar de forma sólida o contexto académico/científico com o contexto artístico, permitindo a criação de contaminações, sendo organizado em colaboração com o programa doutoral em Media Digitais da parceria UT Austin | Portugal.