Menu

Zach Lieberman

EUA

Zachary Lieberman é um artista, investigador e hacker. No seu trabalho, ele cria performances e instalações que utilizam os gestos humanos como input amplificando-os de diferentes formas - fazendo com que desenhos ganhem vida, imaginando com o que seria parecida a voz se a pudéssemos ver, transformando silhuetas humanas em música. Foi nomeado como um das pessoas mais criativas pela Fast Company e os seus projetos ganharam o Golden Nica do Ars Electronica e o Interactive Design of the Year do Museu de Design de Londres, assim como foi nomeado para o Best Inventions of the Year da revista Time. Zach cria obras de arte usando software de escrita e é o co-criador do openFrameworks, um kit de ferramentas open source C ++ para programação criativa, além de ter ajudado a co-fundar a The School for Poetic Computation, uma escola que permite analisar as possibilidades poéticas do código.

24,25,26,27 Set

Manual Input Sessions

Exposição

Drawing++ (invited curator Zach Lieberman)
24, 25, 26 e 27 de Setembro: 10h – 18h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Entrada Livre

The Manual Input Sessions apresenta uma série de vinhetas audiovisuais que exploram as possibilidades expressivas dos gestos e movimentos dos dedos. As interacções ocorrem numa combinação de software personalizado e interactivo, um retroprojetor analógico e um projector de vídeo digital. Os projectores analógicos e digitais são alinhados de tal modo que as suas projecções se sobrepõem, resultando numa qualidade singular de luz híbrida e dinâmica. Durante a interacção, os gestos dos visitantes são interpretados por um sistema de visão computacional enquanto passam através da parte superior de vidro do retroprojetor. Em resposta, o software gera gráficos e sons sintéticos que são fortemente acoplados às formas e movimentos de acções dos visitantes. As respostas sintéticas são co-projetados sobre as sombras orgânicas e analógicas, resultando numa forma quase mágica de jogo de sombras de realidade aumentada.

24,25,26,27 Set

Inkspace

Exposição

Drawing++ (invited curator Zach Lieberman)
24, 25, 26 e 27 de Setembro: 10h – 18h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Entrada Livre

Um projecto que é em si uma forma bastante directa de desenhar. Basta mover o telemóvel inclinando-o em diferentes direcções, ajustar a linha que se está a desenhar, criar uma linha animada que pulsa e redesenha-se a si própria e gravar um gif animado do que se fez. Um duplo toque (ou clicar no ícone de reciclagem do menu) limpa o desenho. Como artista, Zach está constantemente a pensar em novos tipos de ferramentas de desenho e que significa desenhar no século XXI – O projecto Inkspace é uma investigação nessa área.

24,25,26,27 Set

Audio App

Exposição

Drawing++ (invited curator Zach Lieberman)
24, 25, 26 e 27 de Setembro: 10h – 18h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Entrada Livre

Um novo trabalho de Zach Lieberman. Uma app sonora que emite uma estação de rádio dependendo do sítio para onde a pessoa está virada. Assim, se a pessoa estiver virada para a China ouvirá rádio chinesa.

24 Set

Tornar Visível o Invísivel

Talk

Tornar Visível o Invisível
15h00

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - Auditório da Biblioteca
Entrada Livre

Zach Lieberman tem uma missão simples: ele quer que se sinta surpreendido. Zach cria instalações e performances que combinam interfaces expressivas, orgânicas e fantasiosas com técnicas de magia que exploram o invísivel: sombras de mão que tocam música, formas pintadas que saem do papel, voz que se torna visível. Nesta talk irá explicar a sua prática artística, bem como introduzir as comunidades de openFrameworks e da School of Poetic Computation, dois projectos que ele ajudou a co-fundar.

26 Set

Desenho++

Workshop

14h - 17h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Espaço co-working 4.31
15 € Inscrições através de email para info@plunc.pt com envio de uma pequena bio

O que significa desenhar no século XXI? Como é que o pensamento algorítmico interage com o desenho e como podemos construir novas e estranhas ferramentas de desenho usando software? Este workshop irá investigar o espaço onde desenho, a electricidade e a computação se encontram. Desde os primeiros momentos do computador - o rato de Douglas Englebart, o sketchpad de Ivan Sutherland – que os programadores se têm se esforçado para encontrar formas intuitivas e significativas para capturar ...

Ler Mais