Menu

Heitor Alvelos

Portugal

Heitor Alvelos foi pioneiro na implementação de Design Research em Portugal, quer como membro do Conselho Científico para as Ciências Sociais e Humanas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, quer como director do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) da Universidade do Porto.

Desde 2006 Heitor tem vindo a desenvolver I&D no âmbito do Programa UT Austin|Portugal em Medias Digitais, onde trabalhou como director de relacionamento (2010-2014), sendo curador do FuturePlaces Medialab para a Cidadania desde 2008.

Heitor é actualmente Director de Curso do Programa de Doutoramento em Design da Universidade do Porto, desenvolvido em parceria com o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia. Dirigiu o estúdio transdisciplinar de Design do Royal College of Art entre 1999 e 2001, e lecionou em contextos académicos em quatro continentes desde 2001.

Desde 2003, sob o pseudónimo Autodigest, Heitor lançou uma série de documentos sonoros em diversas editoras (Ash International, Touch, Cronica Electronica, The Tapeworm). "Faith", o seu primeiro CD de longa duração no seu próprio nome, acabou de ser editado na Touch (TO: 97).

Os seus trabalhos em Multimedia, desde 1999, incluem colaborações e apresentações ao vivo com Jon Wozencroft, Fennesz, Biosphere, Lol Coxhill, Philip Marshall, Anselmo Canha, Pangeia, Blaine Reininger L., Bruce Geduldig, Tuxedomoon, Laura Malacart, Morgan O'Hara, Len Massey, Max Eastley, Rafael Toral e BJNilsen, entre muitos outros.

Heitor foi director de arte para os resultados editoriais de Manobras no Porto (QREN 2010-2013) e editor da sua monografia. É também performer sonoro no ensemble musical Stopestra, e co-proprietário da editora de música aleatória 333. O seu último projecto é o ícone weltschmerz Antifluffy.

Os seus interesses de investigação actuais gravitam em torno das implicações lexicais dos medias sociais, a ecologia de percepção e a criminologia cultural.

25 Set

Estética Aumentada

Conferência

18h30
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Auditório Lagoa Henriques
Entrada Livre

Tema: Partir da discussões de ""New aesthetics"" ou ""Post-Internet art"", ou ainda “post-digital aesthetics”, para debater as questões da estética pós-computacional.

Moderador: Fernando Nabais
Convidados: Sally-Jane Norman, Alex Rothera, Heitor Alvelos

A Estética resulta de um conjunto de construções culturais, sociais, religiosas, entre outras, suportada pela capacidade de percepção sensorial do ser humano. As limitações de largura de banda dos nossos sentidos moldaram ...

Ler Mais