Menu

Els Viaene

Bélgica

Els Viaene (1979, Bélgica) é uma artista que iniciou o seu trabalho de recolha sonora em 2001. Com um set-up de dois pequenos microfones ela escuta, aproxima e amplia as paisagens sonoras que nos rodeiam. Os ritmos e texturas naturais dos sons escondidos nessas paisagens formam a base do seu trabalho.
Trabalhando sobre estes materiais sonoros para performances, composições sonoras ou instalações, ela possibilita que os ouvintes viajem em ambientes imaginários e orgânicos.
Através da configuração específica do som dentro de um espaço, as suas instalações criam novos espaços dentro dos já existentes, seja enfatizando ou fazendo desaparecer as fronteiras físicas desse espaço. Ao fazê-lo ela brinca, muitas vezes, com as noções de ver e ouvir, a percepção do que vemos e ouvimos e como ambas interferem.

24,25,26,27 Set

The Mamori Expedition

Exposição

Nas Margens - Cais do Sodré
24, 25 e 26 de Setembro: 10h – 22h
27 de Setembro: 10h – 18h

Terminal Fluvial do Cais do Sodré
Entrada Livre

Uma instalação de madeira que replica o percurso que a artista Els Viaene efectuou durante uma expedição através da Floresta Amazónica em 2009. Os três braços de madeira da escultura são um modelo em escala do rio Amazonas e são preenchidos com água. Uns auscultadores e um hidrofone, permitem ""ouvir"" a água. Uma vez inserido o hidrofone na água podemos mover-nos ao longo das voltas e reviravoltas da escultura. Os sons gravados por Viaene durante a expedição são reproduzidos. A instalação Mamori Expedition catapulta o espectador para o meio da floresta amazónica e convida o espectador a explorar o rio e os seus sons de uma forma muito táctil.

Conceito, registo áudio e direcção técnica: Els Viaene / Estrutura de madeira: Jeroen Verschuren / Microfone: Johan Vandermaelen / Co-produção: Netwerk Aalst / Com o apoio das autoridades flamengas, Q-O2 and Werktank / Distribuição: Werktank