Menu

Cuppetelli & Mendoza

EUA & Venezuela

Annica Cuppetelli e Cristobal Mendoza começaram a colaborar como Cuppetelli e Mendoza em 2010. A dupla cria instalações e objectos que combinam elementos físicos com tecnologias digitais, compondo experiências sensuais, imersivas e dinâmicas. A sua abordagem estética faz referência a movimentos artísticos de meados do século XX, como a Arte Cinética, a Arte Óptica e Light Art, mas usa projecções interactivas de vídeo, design algorítmico e animações baseadas em software, criando assim uma ponte entre o passado e o presente a nível artístico. Com sede em Detroit, o seu trabalho tem sido exibido no Museu de Arte de Denver, a Bienal de Vídeo e Media Art no Chile e em festivais como Nemo 2013 (França), Scopitone 2012 (França), ISEA 2012, o FILE 2011 (Brasil), FAD 2011 (Brasil) e video_dumbo 2013 e 2011 (New York). Cuppetelli recebeu um MFA em Fibras da Cranbrook Academy of Art. Mendoza recebeu um MFA em Media Digitais da Rhode Island School of Design.

24,25,26,27 Set

Nervous Structure

Exposição

Nas Margens - Cais do Sodré
24, 25 e 26 de Setembro: 10h – 22h
27 de Setembro: 10h – 18h

Terminal Fluvial do Cais do Sodré
Entrada Livre

A série Nervous Structure consiste em instalações interactivas que giram em torno da ideia de interface, interpretado como o ponto de contacto entre duas entidades diferentes. O trabalho consiste em várias dessas interfaces: entre o espectador e a peça (uma interface humano-computador); entre o real e o virtual (a estrutura física e sua relação com a estrutura projectada); entre o que está em primeiro plano e segundo plano (a forma como a projecção interfere com a sua sombra). Estas instalações são constituídas por uma estrutura macia, feita de elástico ou spandex, e um projetor que a ilumina através de gráficos gerados por computador. Os utilizadores interagem com a peça movendo-se no campo de visão de uma câmara, que está ligada ao computador; este movimento é transformado pelo software em forças que afectam as linhas projectadas.

27 Set

Cristobal Mendoza

Talk

Artist Talks #2
16h30

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Auditório Lagoa Henriques
Entrada Livre

Talks de artistas presentes no festival que falarão dos seus trabalhos, revelando alguns dos seus projectos, influências e processos criativos